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ESCOLAR PARA TODOS OS CAMINHOS

Lançamento. Iveco Bus mira as licitações públicas com o 150S21 GranClass, encarroçado pela Mascarello

De olho nas licitações governamentais para compra de veículos escolares por meio do programa Caminho da Escola, do governo federal, a Iveco Bus entrou no segmento de micro-ônibus de 15 toneladas, chamados popularmente de “micrões”, com o GranClass.

A marca italiana é motivada pelos bons volumes de vendas ao governo: já comercializou mais de 6.000 escolares, sendo que só o Estado de Minas Gerais comprou 417 unidades do modelo menor Way Class. Construído sobre o chassi 150S21, o GranClass já é comercializado pronto, com carroceria Mascarello, graças a um acordo da fabricante italiana com a encarroçadora paranaense. A Iveco Bus, entretanto, também disponibiliza apenas o chassi, permitindo que os compradores o encarrocem em outras empresas.

Disponível em duas versões – uma com elevador e cadeira de rodas para pessoas com deficiência, com capacidade para 42 alunos, e outra sem esses itens, para 48 estudantes –, o micrão é o segundo fruto da parceria entre as duas empresas: o primeiro é justamente o Way Class.

Para se destacar no segmento e conquistar as frotas escolares, o GranClass aposta em alguns trunfos, como a potência de 206 cv gerada pelo motor FPT 4.5 de quatro cilindros, que é a mais alta do segmento, superando o Mercedes-Benz OF-1519 (185 cv), o Volksbus 15.190 e o Agrale MA 15.0 (ambos com 190 cv); o torque de 73,46 kgfm é maior que o dos os dois primeiros concorrentes (que desenvolvem 71 kgfm) e empata com o terceiro. A única transmissão oferecida é a manual de seis marchas. Segundo a Iveco, esse tipo de câmbio é o mais apropriado para uso em estradas rurais, onde o micrão deverá ser utilizado.

Vários componentes do GranClass, aliás, foram desenvolvidos com foco no uso off-road. A suspensão, por exemplo, é elevada e reforçada em relação a outros modelos da marca, o que permitiu, em conjunto com o chassi com balanços dianteiro e traseiro reduzidos, um ângulo de ataque de 25°, enquanto o de saída é de 20°. Embora não haja tra- ção integral, o eixo traseiro conta com bloqueio automá- tico do diferencial, fundamental para transpor desní- veis e terrenos escorregadios sem atolar. Pneus de uso misto completam o conjunto.

PREPARAÇÃO ESCOLAR. O GranClass vem de série com itens de segurança como saídas de emergência, inibidor de partida com a porta aberta, porta com bloqueio de abertura estando o veículo em movimento e sistema antiesmagamento, proteção nas janelas e poltronas com cintos de segurança. Há também porta-mochilas no teto e rede para acomodação de material escolar nas costas das poltronas. Já o motorista conta com direção hidráulica, embreagem com acionamento hidráulico e sensores e câmera de ré.

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VENDA DIRETA. Embora o foco do Iveco 150S21 GranClass sejam as licitações, a marca não esconde que pretende comercializar outras versões do modelo para particulares. A Iveco cita os produtores de cana, que precisam de coletivos para transportar trabalhadores, como possíveis compradores. O preço sem impostos, para o governo, é de R$ 239 mil. Para particulares, a empresa estima que o valor será cerca de 20% maior.

PROJETO FEITO EM MINAS. A Iveco Bus afirma que o projeto do 150S21 GranClass foi tocado no Complexo Industrial de Sete Lagoas, em conjunto com a Mascarello. De acordo com a marca, as pesquisas para desenvolver micro-ônibus escolares para o Caminho da Escola começaram em 2009, quando engenheiros acompanharam técnicos do programa pelo país. Posteriormente, já em fase mais avançada de desenvolvimento, o novo micrão rodou 234 mil quilômetros em testes, que serviram para avaliar 342 componentes do veículo. Segundo o fabricante, o modelo foi concebido para ter vida útil de pelo menos dez anos. Os investimentos parecem estar valendo a pena para a Iveco Bus, que cresceu 62,4% em 2015 e entrou no ranking das quatro maiores fabricantes de ônibus, mesmo com a crise que atinge o setor. As licitações são um caminho para continuar em alta: o programa Caminho da Escola prevê a aquisição de 1.600 veículos só na categoria de micrões.

(FONTE: O TEMPO Belo Horizonte, Quarta feira, 16 de março de 2016)